Jesus e as crianças

Jesus e as crianças
Deixai vir a mim esses pequeninos

sábado, 23 de março de 2013

Semana Santa


Propósito para Semana Santa
Estes propósitos podem ser entregues às crianças  nos encontros de catequese para que vivenciem mais a fé nesta etapa final da quaresma. 

Semana Santa dia-a-dia

Na Semana Santa já não é tempo de olharmos para nós mesmos e para nossas faltas, mas de contemplar o amor de Deus, manifestado em Jesus.

 O Domingo de Ramos
Iniciando a Semana Santa, no Domingo de Ramos realiza-se uma mistura dos gritos de 'hosana' com os clamores da Paixão do Senhor. Em Jerusalém, o povo acolheu Jesus agitando ramos de oliveiras e palmeiras, que simbolizam a vitória.
"Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!" (Mc 11,9s).



 Segunda feira Santa
Neste dia, Jesus foi a um jantar na casa de amigos, numa aldeia chamada Betânia. Maria, irmã da Marta, perfumou o Senhor com uma essência cara, o que, para os judeus, significava um gesto de amor e de acolhida. O ato causou crítica por parte de Judas, que achava desperdício banhá-Lo com perfume caro, em vez de vender o frasco para repartir o dinheiro com os pobres. O Senhor, porém, respondeu-lhe: "Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis" (cf. Jo 12,1-11).


 Terça-feira Santa

Neste terceiro dia da Semana Santa, recordamos o anúncio da traição, que desconcertante para o grupo de discípulos. Independentemente de qualquer cultura, a traição é sempre um ato abominável. De modo especial, entre pessoas cujas vidas foram postas em comum, e nas quais se deposita toda confiança. Isto explica a surpresa dos discípulos quando Jesus anunciou que um deles haveria de traí-lo. E essa surpresa foi maior, quando o traidor foi identificado como Judas, filho de Simão Iscariotes (cf. Jo 13,21-33.36-38).
.




Quarta-feira Santa

A quarta-feira Santa é marcada pelo encontro de Maria com seu filho Jesus Cristo. Em várias cidades do Brasil, principalmente no interior, é realizada a procissão do encontro para lembrar este momento. Carregando a Sua cruz, depois de ter sido flagelado e condenado à morte, Jesus começa a Via-Sacra e encontra-se com Nossa Senhora.




 Quinta feira Santa
Chamam a atenção a ação de graças, a fração do pão - duas formas de nomear a Eucaristia - e o memorial, que não é simples repetição mecânica de um rito. É reviver os acontecimentos passados, experimentando hoje seus efeitos. Paulo conclui dizendo: "Todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que Ele venha".


 Sexta-feira Santa

A tarde da sexta-feira santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo amado, da mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.


Sábado Santo
Hoje celebramos em nossa Igreja a solenidade do Sábado Santo Páscoa. Este dia faz parte do mistério do sepulcro vazio, onde não se encontra a morte, mas sim a vida, a alegria e o amor D'Aquele que viveu e vive pra sempre em nosso coração.

Vigília Pascal

"Segundo uma antiquíssima tradição, esta é a noite de vigília em honra do Senhor (cf. Ex 12,42). Os fiéis, tal como recomenda o Evangelho (cf. Lc 12,35-36), devem assemelhar-se aos criados, que com as lâmpadas acesas nas mãos, esperam o retorno do seu senhor, para que quando este chegue os encontre velando e os convide a sentar à sua mesa".

Domingo de Páscoa
Páscoa= Passagem
Passagem da morte para a vida.
"Ele" renova todas as coisas
Feliz Páscoa






Nenhum comentário:

Postar um comentário